Agência LUSA

novembro 18, 2004

Já há acordo sobre o Referendo Europeu

Por Luís Grosso

PS e PSD chegaram já a acordo sobre a questão a colocar aos portugueses no referendo a realizar sobre a Constituição Europeia.

A alteração na liderança dos socialistas, com a escolha de um líder dos novos tempos, à semelhança de Santana Lopes, permitiu que ambos os partidos chegassem a uma fórmula para o referendo, que vai certamente tornar-se num marco da história política contemporânea e que será debatido e copiado por muitos e bons anos.

Nos boletins de voto surgirá a palavra "SIM" e os portugueses terão que escolher se esta resposta se refere a uma de duas perguntas:

1. Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da UE, nos termos da Constituição para a Europa?

2. Concorda que a presença de espinhas nos iogurtes naturais tem influência na vida sexual dos mamutes amarelos do Ártico?

De acordo com a resposta vencedora serão tomadas medidas em conformidade. Entre os concorrentes (nova nomenclatura adoptada para votantes, que era uma palavra muito vermelha) que votarem na resposta 1. serão sorteados um Mercedes SLK e 3 trens de cozinha.

Num comunicado, conjunto os dois partidos revelaram que confiam na escolha dos portugueses e que esperam com este novo modelo superar a elevadíssima taxa de participação dos referendos anteriores sobre o processo de integração europeia - "É a prova de que em matérias que exigem sentido de Estado, os dois maiores partidos portugueses são capazes de chegar a plataformas de entendimento que salvaguardam a democracia portuguesa e que, neste caso concreto, nos guindam à vanguarda da construção do modelo democrático do séc. XXII.".

Auditoria à Casa do Gaiato contestada

Por Luís Grosso

Na sequência das conclusões vindas a público sobre a Casa do Gaiato, que apontam para a existência de um ambiente de "isolamento, repressão e clausura", fontes da direcção afirmaram: "os inspectores são maus, há pois são!...". Alegadamente, neste relatório "são sobrevalorizados dois ou três aspectos negativos e ignorada a miríade de aspectos positivos que a instituição proporciona".

Em declarações exclusivas à Agência o Padre Zé Tó mostrou-se indignado com a situação: "Eles não falam, por exemplo, de que todos os dias levamos as crianças à Missa e as deixamos cantar! Ou que os deixamos ver a TVI aos domingos de manhã, na hora da Missa! Chegamos até a permitir que vejam a Missa na RTP2, uma vez por outra! Mas disso ninguém fala! Os Inspectores vêm, em bons carros, comem como abades, mas não há Contraditório! Há pois é! Essa é que é essa! Aii...".

Também as declarações de que teria sido cancelada a entrega de crianças à Instituição foi negada. " Mas foi cancelada o quê?! Hã?! Foi cancelada o quê?! Nós é que não queremos! Toma lá e vai buscar!", afirmou o Padre Zé Tó enquanto batia vigorosamente com as costa da mão direita na palma da mão esquerda.

AACS extinta por putrefacção

Por Luís Grosso

Reagindo às conclusões do relatório da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) sobre o caso Marcelo, o Ministro Morais Sarmento afirmou que estas têm "falta de credibilidade". "Ponho em causa a credibilidade de um relatório de uma entidade que, ao longo de seis anos [n.d.r. durante os nefastos anos de Governos PS], em várias situações onde foi confrontada não com hipóteses mas com factos de interferência de membros do Governo nada disse", acrescentou o Ministro. Em suma, Morais Sarmento considera que a AACS é "um cadáver" e que a sua opinião é "requentada e caduca".

O Action Man que transitou do Governo de The Man Formerly Known as Durão Barroso, está já no terreno a preparar a resolução desta situação intolerável.

A equipa que fez o casting dos Ídolos, dos animais da Quinta e que tem em mãos o processo de constituição da Task Force do Contraditório foi já contactada pela Central de Comunicação do Governo para desviar alguns dos elementos deste último casting para a constituição do órgão que substituirá a, repito, "requentada e caduca" AACS: a NAACS (Nova Alta Autoridade para a Comunicação Social).

A diferença essencial da NAACS para a AACS, além do nome inovador, é o facto de os seus membros serem sempre escolhidos por uma equipa multi-disciplinar independente do Governo, que assegurará a não interferência do poder político nas suas decisões.

A NAACS será constituida por 6 membros independentes que sairão do referido casting, e por Morais Sarmento, Rui Gomes da Silva, 3 primos do primeiro e um enteado duma vizinha do segundo. Morais Sarmento terá voto de qualidade, dado que sendo 12 elementos, alguém tem que desempatar. O facto de esta composição do organismo ser apenas para os próximos 25 anos e de depois haver nova escolha dos seus elementos, dentro dos mesmos moldes, garante inequivocamente a democraticidade e independência do organismo.

Os últimos acontecimentos
"reforçam a urgência de constituir uma nova entidade reguladora para a comunicação social" concluiu o Ministro. "Com a criação da NAACS damos um passo decisivo rumo ao futuro e à modernidade. Modelos como este foram já implementados com sucesso em democracias super desenvolvidas [n.d.r. um excelente exemplo é Singapura] e Portugal não pode perder mais tempo!" concluiu fonte ministerial.

A Media Capital e o grupo RTP/RDP manifestaram já o seu regozijo com estas medidas. Os restantes grupos de comunicação social disseram qualquer coisa, mas foi muito baixinho e não se percebeu bem...

É mais uma demonstração da capacidade do actual elenco governativo, que a minha reconhecida independência de espírito me permite enaltecer sem levantar suspeitas.

P.S.
Trate-se, ECT. Interne-se, num hospital psiquiátrico.

novembro 12, 2004

Bush...Bush...

Por Estêvão Morcela

Pois é…e lá foi o Símio outra vez... Segundo fontes seguras, nas quais se pode inclusive tomar banho sem problemas, o grande estratega, responsável pela nova investida do Símio é um ser humano chamado Karl Rove.

O Edson Ataíde americano é pois o grande responsável pela vitória eleitoral republicana.

Quem se apresenta manifestamente contra esta corrente de opinião é o seu arqui-rival – O Estado de Ohio, até aqui tido por elemento decisivo no processo. Diz-se até que se prepara, neste preciso momento, para reagir judicialmente, num processo difamação, tendo já contactado o especialista mundial destas matérias, o herói do mundo e, segundo apurei, também Santo padroeiro de Namek – Vítor Bandarra!

A propósito da importância de Rove, dizem à boca pequena nos corredores da Casa Branca, que as paredes do mesmo têm de ser novamente pintadas.

Para que saibamos que tipo de homem é Rove, importa referir que Bush o apelida de “rapaz-génio”! A expressão, já de si brilhante ao ponto do corrector gramatical do Word não a aceitar em nenhum dos idiomas, sublinhando-a carregadamente a vermelho, revela o valor do dito. Sobre este homem, que se afirma republicano desde os 9 anos, Mark Mckinnon (colega) diz que é o “Bobby Fisher da política”, não se limitando a olhar para o tabuleiro, vendo o jogo 20 jogadas mais à frente.

20 jogadas à frente?! Fica claro que então o homem é um democrata...mas mais uma eleição para o Símio...com a breca!! os fins não justificam os meios!